segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oração e Confissão




Autor:  Mário Fernandez
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5:16)
Ainda que algumas pessoas não creiam nisso ou o tenham por exagerado, mas este versículo nos fala do poder de cura que existe na oração, não por si mesma, mas como instrumento de Deus para ministrar cura sobre a vida das pessoas.
Notadamente, a oração deve ser precedida de uma arrependimento de pecados (mudança de mente) que leva à confissão dos mesmos. Já vimos isso em 2 Crônicas 7:14 e tantos outros textos. Esse passo cabe ao homem, ainda que João 16:8 nos ensine que é Espírito de Deus que convence do pecado, da justiça e do juízo. Mesmo sendo convencido, há alguns que não cedem e não se rendem, de modo que tomam ciência mas permanecem na prática continuada de pecados.
Uma vez confessados os pecados, a oração apresentada aqui é intercessória, ou seja, de um por outro e não por si mesmo. Não consigo ver nada de errado em orar por mim mesmo, pelo contrário, encontro dezenas de versículos bíblicos que ensinam a clamar e buscar socorro. Mas este e outros ensinam que devemos orar uns pelos outros, ou seja, eu oro por você e você ora por mim. Isso tem valor, especialmente pois deixa de lado o egoísmo e foca no benefício de outro. É lindo isso.
O resultado dessa formula é "confissão+oração=cura" está faltando na vida de tantas pessoas e por isso estão doentes, enfermas, feridas, lesionadas e prejudicadas. Eu pessoalmente creio que isso inclui doenças físicas, por que já restemunhei muitas situações em que bastou orar para passar dor de cabeça, enjoo, dor de estômago, tontura e por aí vai. Não posso afirmar que seja 100%, mas certamente muitas doenças do corpo vêm da alma e algumas tantas vêm do espírito. Oração traz cura por que age em todas as esferas do ser humano junto ao Pai.
Finalmente, se a súplica de um justo pode muito em seus efeitos, sejamos justos para poder abençoar. Ser justo será bom para você, orar como justo será bom para os irmãos. Ninguém de nós é naturalmente justo, mas pode encontrar justiça em Cristo se viver para Ele. A nós cabe decidir; Deus agirá.
"Senhor, nem de longe eu acho que sei orar. Mas sobre confessar meus pecados, preciso de uma ajuda do Senhor. Esse assunto é duro e pesado de trabalhar, por favor age em mim."
Mário Fernandez
_____________________________________________________________________




Um comentário:

  1. E como é duro as vezes da avergonha de pedir perdão a Deus, mas se nos sentimos acusados mesmo, como é maravilhoso depois de nos abrirmos e sentir Deus abraçar a nossa alma.

    ResponderExcluir

Pode comentar.... Não é da Conta de ninguém!