segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lição 03 - O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO / Subsídio para Escola Dominical



Texto Áureo: Fp. 1.27 – Leitura Bíblica: Fp. 1.27-30; 2.1-4

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Os salvos em Cristo não podem se comportar de qualquer maneira,
 isso porque a vida do crente demanda um procedimento ético. Na 
lição de hoje trataremos a esse respeito, destacaremos, a 
princípio, a consistência, a cooperação e a confiança como 
características do verdadeiro cristão. Em seguida, mostraremos
 as marcas espirituais com vistas à unidade do Corpo de Cristo.

1. A CONDIÇÃO DOS SALVOS EM CRISTO
Os seguidores de Jesus são chamados discípulos e devem carregar a 
cruz do discipulado (Mt. 16.24). Reconhecemos a condição de membros
 da família de Cristo, filhos do mesmo Pai (Fp. 1.1-11), e de servos com
 a responsabilidade de partilhar o evangelho (Fp. 1.12-26), mas somos
 também soldados, em uma batalha espiritual, em defesa da fé. A esse
 respeito destacou Judas, em sua Epístola, exortando os crentes a
 pelejarem pela “fé que uma vez foi entregue aos santos” (Jd. 3).
 Estejamos alerta, pois, conforme advertiu Paulo a Timóteo, a apostasia
 dos últimos dias da igreja já é evidente (I Tm. 1.11). A resposta da igreja

 a essa secularização é guardar o tesouro espiritual que fora confiado
 a Paulo, e que posteriormente ele o repassou a Timóteo (I Tm. 6.20),
 tendo este a responsabilidade de levá-lo adiante (II Tm. 2.2). Esse 
 tesouro espiritual não é apenas uma tradição humana, mas o próprio
 evangelho, que deve ser ensinado às próximas gerações, a fim de
 que essas permaneçam fieis aos princípios revelados na Palavra de
 Deus (II Tm. 3.16). Não podemos abrir mão da “sã doutrina”, isto é, 
 a ortodoxia, pois é a partir desta que surge o bom comportamento,
 a ortopraxia. Há quem defenda, inclusive nas igrejas evangélicas,
 um evangelho prático, destituído da doutrina bíblica. Esses pragmáticos
 argumentam: “não importa no que você acredita, contanto que faça o que
 é correto”. Mas essa premissa não tem qualquer fundamentação escriturística,
 pois os cristãos devem viver a partir daquilo que aprenderem, um discípulo
 não pode se basear em outro ensinamento senão o de seu Mestre
 (Jo. 15.12-14). O pragmatismo evangélico está conduzindo muitos a
“fazerem o que dá certo”, não o que “é certo”. Nessa guerra espiritual
 precisamos recorrer às armas cristãs, que são poderosas em Deus
 (II Co. 10.4), mais especificamente a Palavra de Deus (Hb. 4.12) e a oração
 (Ef. 6.11-18).

2. CONSISTÊNCIA, COOPERAÇÃO E CONFIANÇA
Paulo dá aos crentes filipenses algumas estratégias a fim de que esses
sejam exitosos nesse combate. A primeira delas é a consistência, eles
deveriam se portar “dignamente conforme o evangelho de Cristo”
(Fp. 1.27). Não podemos nos esquecer de que somos “cidadãos 
do céu”, e como tais devemos nos comportar. Por isso, enquanto 
estivermos na terra, devemos agir como pessoas que pertencem 
ao céu (Fp. 3.20). A igreja é embaixadora do Reino de Cristo na terra,
por isso deve agir em conformidade com o seu chamado (Ef. 4.1), 
agradando ao Senhor em tudo (Cl. 1.10). Nossas vidas devem ser
um livro aberto, mais precisamente, cartas abertas, que ninguém tenha 
do que nos acusar (II Co. 3.2). Devemos usar as palavras para pregar, 
mas também as nossas vidas. Nossas expressões devem ser 
endossadas pelo nosso comportamento. Esse é o princípio cristão
para que não haja discrepância entre a ortodoxia e a ortopraxia. Em Fp. 1.27
Paulo faz uso de uma metáfora atlética para ressaltar o valor do 
comportamento cristão. Ele admoesta aos irmãos para que combatam
“com o mesmo ânimo pela fé do evangelho”. Conforme identificamos
em Fp. 4.2, havia desavenças na igreja de Filipos. Esses partidarismos
também existiam na igreja de Corinto, resultando em divisão (I Co. 3.4-6).
O Apóstolo usa, nesse trecho da epístola, o sufixo syn, que em grego dá
ideia de trabalho em conjunto. O termo é synathleo, considerando que
os crentes deveriam permanecer juntos, como fazem os atletas em uma
disputa olímpica. Os jogos de revezamento ilustram bem essa verdade,
pois o último esportista somente poderá completar sua missão se os
outros da sua equipe cooperarem. É problemática quando uma igreja
sofre da síndrome de Diótrefes, as pessoas querem sempre ser
umas maiores do que as outras (III Jo. 9). Existem crentes que não 
querem fazer os trabalhos menos visados da igreja. Eles adoram,
como os fariseus, serem vistos pelos homens (Mt. 23.5). Devemos
também ser confiantes, não nos espantar diante daqueles que
resistem o evangelho (Fp. 1.18). O Senhor está do nosso lado,
ainda que não nos isente de aflições, pois nos “foi concedido,
em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer
por ele” (Fp. 1.29). A mensagem contemporânea, propagada
na mídia, inclusive a pseudoevangélica, é a seguinte: “pare de sofrer”. 
Mas Paulo nos mostra que fomos chamados para sofrer por amor a Cristo 
(Jo. 16.33; Fp. 3.10; II Tm. 3.12). O Apóstolo revela sua identificação com 
os crentes filipenses, destacando que se encontra, com eles, no mesmo
 combate. A palavra em grego é agonia, fazendo alusão aos sofrimentos 
pelos quais passam aqueles que seguem a Cristo.

3. MARCAS DA UNIDADE CRISTÃ
Paulo chama os crentes filipenses à unidade, não à uniformidade, algo
totalmente diferente. Deus não nos chamou para sermos todos iguais,
a diferença é normal no corpo de Cristo. A unidade é uma atuação
espiritual, que vem de dentro. Enquanto que a uniformidade é uma atuação
humana, que vem de fora. Alguns líderes não suportam a diferença na 
igreja, querem que todos os membros sejam iguais a eles. De vez em
quando aparecem na televisão pregadores que imitam até o tom da 
voz dos seus líderes. A igreja deve investir na unidade espiritual, 
a uniformidade eclesiástica pode ser uma doença, uma falta de espiritualidade. 
Paulo avalia se há realmente unidade na igreja de Filipos, por isso identificamos
quatro “ses” em Fp. 2.1. Esses “ses” revelam as condições para a
verdadeira unidade eclesiástica, pois sem conforto – paraklesis (Jo. 14.16),
consolação – paramuthion (Rm. 5.5), comunhão – koinonia (At. 2.42),
afetos – slanchma (II Co. 7.13-15) e compaixões – oiktirmos (II Ts. 2.16) 
não há unidade. A verdadeira unidade é consequência do fruto do Espírito,
não existe unidade em uma igreja local na qual predominam as obras da 
carne (Gl. 5.17-22). O individualismo está destruindo a unidade em muitas
igrejas locais, há comunidades em que a premissa é: “cada um por si e o
diabo contra todos”. Paulo convoca os crentes filipenses a agirem de
modo diferenciado, a viverem tendo “o mesmo amor, o mesmo ânimo,
sentido uma mesma coisa” (Fp. 2.2). Isso é unidade, não uniformidade,
ninguém faz coisa alguma por “contenda ou por vanglória, mas por
humildade” (Fp. 2.3), pautados no amor-agape (I Co. 13), concretizado
na humildade. A falta desta traz sérios danos à igreja local, pois quando 
a vanglória assume o primeiro lugar, o resultado é cada um querendo ser
maior do que o outro. Os discípulos de Jesus sofriam dessa doença 
espiritual (Mt. 18.1-4). Mas o Senhor os repreendeu, e foi mais além,
dando-lhes um exemplo radical de humildade (Jo. 13.16,17).

CONCLUSÃO
O comportamento dos salvos em Cristo deve ser pautado pela humildade,
cada um deve considerar “os outros superiores a si mesmo” (Fp. 2.3).
O individualismo não pode predominar no corpo de Cristo, para tanto,
cada um deve atentar não para o “que é propriamente seu, mas cada
qual também para o que é dos outros” (Fp 2.4). Ao invés de 
destruir-nos mutuamente, devemos carregar as cargas uns dos
outros, fazendo assim estaremos cumprindo a lei de Cristo (Gl. 6.2).






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